terça-feira, 17 de março de 2020

Testemunho: Fui bem recebida, diverti-me e refleti muito...

Quando fui ao PEFI, não estava à espera de ser bem recebida, porque tinha o pressentimento que os colegas achariam que estava a invadir o espaço deles.
Mas ao contrário do que receava, fui bem recebida, com muitos abraços e sorrisos.
Diverti-me imenso com as atividades, mas também consegui perceber a sorte que tenho na vida por não ter, por exemplo, problemas ao expressar as minhas emoções, por conseguir falar, memorizar e não ter outras limitações.
Por mais problemas que tenhamos somos uns sortudos por conseguir fazer uma conta de somar em segundos, por conseguirmos falar e até mesmo andar.
Fizemos alguns jogos, tais como uma corrida em que precisávamos de um par e tínhamos que segurar um livro com a testa e tentar chegar em primeiro lugar; jogámos ao jogo das cadeiras em que a cada ronda que passava tirávamos uma cadeira mas ninguém podia sair, ou seja, tínhamos que arranjar espaço para toda a gente, mesmo só com uma cadeira, de modo a todos poderem continuar a participar; porque esse era o objetivo da atividade, todos participarem e todos ganharem, ninguém perder nem ficar de fora (inclusão).
O que mais me tocou, sinceramente, foi o facto destes colegas serem imensamente felizes independentemente dos problemas/limitações que têm e da discriminação que vivem todos os dias, por terem uma deficiência de que nem sequer são culpados. E o que é mais "incrível" é que fui melhor recebida por eles do que pela maioria das outras pessoas na escola...
Com a ida ao PEFI consegui mudar a minha forma de ver o mundo; realmente somos egoístas e insensíveis, ao pensarmos, tantas vezes, que um  problema mínimo nos pode arruinar a vida, enquanto eles têm que lidar com grandes problemas todos os dias, estas sim são as pessoas que têm uma grande vontade de viver; devemos por os olhos nelas e aprender com estes colegas especiais.

Inês Santos, 11.º 1 CT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários construtivos serão aprovados.

Um Novo Mundo na Educação e na Vida... E as saudades do abraço! A situação atual que a humanidade está a viver trouxe ao mundo uma nova...