quarta-feira, 18 de março de 2020

Mais um Testemunho: Incluir é abraçar... e ser cidadão!

Viver e Partilhar (n)a Inclusão é o projeto da turma 11.º 1 CT, no âmbito de Cidadania e Desenvolvimento. Queremos perceber quais as diferenças e dificuldades dos alunos com necessidades especiais, incluí-los mais na escola, queremos que eles se sintam abraçados por nós e por todos, queremos interagir e conhecer a maioria dos alunos e percebermos quais as diferenças e dificuldades destes alunos, para podermos cooperar.
O C.A.A. (Centro de Apoio à Aprendizagem) tem várias valências: o PEFI, onde têm aulas os nossos colegas com  Projeto Educativo de Formação Individual, são alunos com limitações (motora, visão, auditiva, cognitiva, saúde física e linguagem) - o objetivo é preparar os alunos para a vida pós-escolar; O Espaço + é onde se encontram alunos com limitações mais severas, ali promove-se o bem-estar, a estimulação dos sentidos e a autonomia (possível). Até ao momento só frequentámos o espaço PEFI.
A turma dividiu-se em pequenos grupos e visitou os colegas do espaço PEFI. Com eles realizámos varias atividades, sempre com um intuito de eles desenvolverem capacidades e de os preparar para a vida após a escola. Fomos muito bem recebidos, e gostámos imenso de estar com eles. O que sentimos é quase inexplicável, pois passámos a conhecer a realidade daqueles alunos e as suas dificuldades, que existem todos os dias.
Acabamos por perceber a sorte que temos e por entender que não damos valor ao que temos.
As professoras de ensino especial são incríveis e cada aluno tem um programa pois alunos diferentes requerem atividades e aprendizagens diferentes, mas todos em interação e cooperação.
Esta primeira ida ao PEFI foi para nos conhecermos, pois iremos  realizar outras atividades, construídas por nós, de preferência relacionadas com as nossas disciplinas, de Ciências e Tecnologias, que possam adaptar-se a estes colegas.
A turma 11.º1 CT já tinha, no ano passado, realizado um projeto de Cidadania e Desenvolvimento. Fizemos a dramatização de um dilema moral. Uma médica e um paciente que contraiu VIH, viveram um grande dilema. O paciente, após trair a sua mulher, contraiu VIH, mas não quer contar à esposa o sucedido, deixando a médica num dilema bastante complexo. Apresentámos a dramatização, por duas vezes, a várias turmas da escola, sendo que o público fez parte do dilema, pois foi chamado a participar e discutir os valores em causa, bem como a decisão.
Este nosso novo projeto assemelha-se ao do ano letivo passado, pois está a permitir-nos interagir com outros colegas da escola, ou seja a aprendermos a ser cidadãos.

Rui Bernardo, 11.º 1 CT

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