quinta-feira, 19 de março de 2020

PEFI: Uma experiência incrível e coração cheio!

No dia 20 de fevereiro do ano corrente tive a minha primeira experiência com os alunos do «Projeto Educativo de Formação Individual», mais conhecido por PEFI.
Foi uma hora dedicada à preparação de máscaras e disfarces para o carnaval, em que cada aluno era responsável pela preparação da sua própria máscara. Estas foram feitas com técnicas simples de moldes, como a do balão, por isso os materiais que foram usados para as decorar eram à base de purpurinas, fitas, bolinhas coloridas, etc.
Antes de se começar a atividade foi feito um jogo de apresentação, onde nos organizámos a pares. Dentro dos mesmos cada um tinha de fazer perguntas ao outro elemento, e decorar as suas respostas para no final apresentar o seu parceiro ao resto da turma. Eu fiquei com o aluno F., e as perguntas que fizemos foram: «como te chamas e que idade tens?», «o que queres ser quando fores grande?», «o que mais gostas na escola?» e «o que gostas de fazer?». Fiquei a saber que o F. gosta imenso da
escola para estar com os amigos, que adora atividades ao ar livre e que gostaria de ser futebolista.
Eu e o F. fizemos duas máscaras em trabalho colaborativo, ou seja, nenhum de nós trabalhava sozinho, ele dizia-me as suas ideias e eu apenas o ajudava a manipular os materiais, sobretudo as tesouras e colas. As máscaras ficaram cheias de brilhantes e cores porque, segundo ele, o carnaval tem de ter muita cor pois é muito divertido.
Embora pareça uma atividade muito simples, foi o suficiente para perceber o gosto destes meninos em trabalhar em conjunto e realizar atividades alusivas ao tema da época. Senti-me de coração cheio, pois receberam-nos da melhor forma possível, e, em muito pouco tempo, mostraram uma enorme alegria por nos ter lá.
A parte que mais me tocou foi quando me apercebi que a escola é a melhor realidade destes meninos, que todos adoram ir para a escola por ser o único espaço onde podem ter esta interligação toda, onde têm as suas melhores amizades e onde se sentem integrados.
Foi uma experiência incrível por poder trabalhar com pessoas da minha idade, colegas de escola, e que apesar de terem uma realidade muito diferente da minha,  não deixam de ser muito humanos, com a sua própria personalidade e gostos.

Mariana Silva, 11.º 1 CT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários construtivos serão aprovados.

Um Novo Mundo na Educação e na Vida... E as saudades do abraço! A situação atual que a humanidade está a viver trouxe ao mundo uma nova...