terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

VIVER E PARTILHAR (N)A INCLUSÃO

Viver e Partilhar (n)a Inclusão é um projeto de Cidadania e Desenvolvimento da turma 11.º 1 CT, da Escola Secundária Matias Aires. Está em pleno desenvolvimento.
Os alunos já receberam a coordenadora de educação especial, que lhes explicou que dentro do Centro de Aprendizagem há dois espaços distintos, com crianças bem diferentes: o PEFI (Projeto de Educação e Formação Individual) e o Espaço + (antiga unidade de multideficiência). 
Os alunos têm necessidades educativas específicas, em ambos os espaços. A turma está a visitar ambos os espaços, em pequenos grupos, para conhecer os alunos e partilhar atividades com esses jovens.
Assume-se o projeto como voluntariado ativo, no âmbito de uma cidadania inclusiva, real, vivida entre sorrisos e comunicação.
Dos relatórios e assembleia de turma já realizados, os alunos do 11.º 1 CT destacam: a admiração pelo trabalho dos professores de educação especial, a excelente relação estabelecida com os jovens, que os recebem sempre com sorrisos e muita animação, as experiências das atividades simples, mas tão complexas para os jovens com multideficiência, em particular as dificuldades de comunicação, de memória, de motricidade, entre outras. 
As palavras dos alunos, sobre esta experiência com estes colegas de escola, têm sido tocantes: "quando pensamos que temos problemas e dificuldades,  que andamos sempre a queixar-nos, depois desta experiência, descobrimos que somos muito fúteis e temos que relativizar, pois temos muita sorte, comparados com aqueles meninos"; "os nossos colegas do PEFI são doces, são umas estrelas, pois todos os dias lutam, sonham e ultrapassam obstáculos, que nós não imaginávamos"; "mudei a minha forma de ver a vida, com esta experiência: podia ser qualquer um de nós a nascer com aqueles problemas, mas aqueles meninos adoram estar na escola e têm sonhos, são mesmo especiais"; "as professoras que trabalham com estes meninos são especiais, têm que ser especiais, para conseguirem, todos os dias, reinventar atividades tão diversas e tornar estes jovens mais felizes e a sentirem que são capazes de imensas coisas".
Continuaremos a dar conta desta experiência única de cidadania - todos iguais, mas todos diferentes, no respeito pelas necessidades de quem mais precisa.

Fotos a qualquer momento.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários construtivos serão aprovados.

Um Novo Mundo na Educação e na Vida... E as saudades do abraço! A situação atual que a humanidade está a viver trouxe ao mundo uma nova...